sábado, 31 de maio de 2008

Voltar a andar?

Uma das questões que se levanta, é se depois de uma lesão medular se pode ou não voltar a andar. Segundo as nossas pesquisas a resposta é não. Devido à especificidade das estruturas em questão e à complexidade das células do sistema nervoso que não são capazes de regenerar , a informação enviada pelo cérebro (responsável pela informação que chega a todas as partes do corpo), não consegue ultrapassar a barreira causada pela lesão, não transmitindo assim qualquer informação a baixo desta. Isto confere um carácter irreversível a uma lesão medular.
No entanto é importante que se faça um acompanhamento do lesado, pois o tempo é a grande resposta de recuperação.
O então, deficiente motor deverá ser acompanhado por um técnico especializado, normalmente são fisioterapeutas, que se encarregarão de reforçar o potencial funcional dos deficientes.
Com o avanço da ciência e tecnologia os investigadores, estão a investir no chamado “Santo Grall dos neurónios”, para que haja uma esperança de regenerar as células complexas do sistema nervoso e realizar o sonho de muitas pessoas!

1 comentário:

by mghorta disse...

Voltar andar, é sonho para muitos, para mim é simplesmente uma luzinha ao fundo do túnel lá longe num horizonte outonal, no declinio da idade, para mim já era.

Parabéns ao seu espaço, e um forte abraço ao benfiquista do Vale Florido.