segunda-feira, 5 de maio de 2008

Lokomat....a tecnologia que traz novas esperanças


Devido a todo o mundo que nos rodeia, e a todas as novas inovações cada vez mais surgem pessoas com deficiências motoras, muitas delas sem esperança para a sua recuperação. Mas para alem destas tecnologias que fazem automóveis cada vez mais velozes, e vários aparelhos que colocam a vida humana em causa, também surgem novos aparelhos que podem trazer uma réstia de esperança para as pessoas que sofrem de deficiências motoras e em que a sua recuperação ainda não esta posta totalmente em causa.
Com isto surgiu o Lokomat, um auxiliar automático de marcha que simula os movimentos do paciente quando este caminha. Digamos que é uma ortótese de marcha electrónica.

Avaliado como uma das mais inovadoras tecnologias, o Lokomat é o sonho para qualquer deficiente motor não só pela sensação de voltar a andar, como pelos benefícios que comporta em termos musculares.
Permite, ainda, aos terapeutas trabalharem com vários doentes ao mesmo tempo, dado que, através de programação computorizada o LoKomat cumpre os objectivos sozinho sem exigir que o terapeuta esteja com o doente a simular os passos, como em aparelhos anteriormente desenvolvidos pela Christopher and Dana Reeve Foundation.

Este é ainda um aparelho muito caro, e por isso só existe ainda três aparelhos em Portugal, o último dos quais foi instalado no conceituado Centro de Reabilitação de Alcoitão.

Sem comentários: