quarta-feira, 12 de março de 2008

A velocidade...destruidora de vidas

Todos nós sabemos que o tema do nosso trabalho é a paraplegia, mas para falar do aumento de número de paraplégicos, teremos que entrar pelas causas deste acontecimento.

Cada vez mais o Homem tem sido o grande causador do aumento de número de paraplégicos, pois cada vez mais as indústrias automóveis tem tentado construir veículos com mais cilindrada o que leva a que as velocidades nas estradas tem sido causadoras de grande acidentes que provocam várias mortes, e dentro daqueles que conseguem sobreviver ficam marcados para o resto da vida. Assim podemos referir que os acidentes rodoviários, tem sido um grande causador do aumento do número de paraplégicos em todo o mundo.

Por esta razão, decidimos realizar este pequeno vídeo para alertar todos os nossos utilitários do blog, quem nem sempre a velocidade é a melhor opção. Muitas das vezes a morte vem de onde menos as pessoas esperam, por isso espero que veja o nosso vídeo e que reflicta bem nas suas escolhas, e se para a próxima viagem prefere levar mais tempo na estrada ou então apostar na sorte.

segunda-feira, 10 de março de 2008

As barreiras arquitéctonicas no dia-a-dia de uma paraplégico

Antes de mais nada, antecipadamente ao fecho do nosso Blog para as já merecidas férias da Páscoa, não poderíamos deixar de vos facultar o vídeo que nos realizamos, onde mostramos as dificuldades da mobilidade de um paraplégico no recinto da nossa escola e na nossa cidade de Serpa.
Para além de ser um simples vídeo, tentamos com isto mudar alguma coisa na nossa sociedade, onde se fala cada vez mais de igualdades sociais, mas de facto isso não se reflecte hoje em dia.


Depois da visualização deste vídeo, o que é que vocês podem concluir? Será que esta é a cidade ideal para um paraplégico? Será que a nossa escola tem capacidades para acolher alguém que tenta viver de igual forma, mas por infelicidade da vida não lhe foi permitido? Ficamos a espera das vossas respostas aqui para o nosso Blog, porque estamos a tentar que todas as pessoas tenham a capacidade de reflectir esta grande realidade em que vivemos.

Diário de Bordo

Estamos novamente em mais um final de Período, e o trabalho tem se acumulado cada vez mais.
Nestas primeiras semanas de Março temos tentado concluir todas as actividades propostas no início deste Período, apesar de termos encontrado alguns problemas ao longo da semana, como a questão do tempo para a realização de tarefas.

Assim com a cooperação de todos os elementos do grupo nestas primeiras semanas de Março conseguimos finalizar a produção dos dois vídeos, um onde falamos sobre as barreiras arquitectónicas no dia-a-dia de um paraplégico, e outro é um vídeo de sensibilização para a sociedade de hoje em dia, que tem feito da velocidade automobilística um grande "assaltante" de vidas.
A outra parte do projecto ficou em stand-by para o 3º Período, pois a construção da rampa é uma tarefa onde necessitamos de muitos materiais e de alguém que nos ajude na construção da mesma.
Por fim, tivemos que realizar o relatório de trabalho do 2º Período, tarefa esta que foi de autoria de todos os elementos do grupo, neste processo que é sempre muito complicado.

Iremos antes do final deste Período, deixar uma pequena mensagem no blog, onde vamos colocar uma pequena apreciação do trabalho efectuado neste Período que agora se encontra no fim.